Aulas

Customized Training

ONOMA - Aulas à medida para executivos e diplomatas

Sinta-se em casa

Aulas à medida para executivos e diplomatas

 

Estar expatriado em Portugal sem conhecer o essencial da língua portuguesa pode levar a mal entendidos e a desaproveitar muitas oportunidades para descobrir muito daquilo que o país tem para oferecer.

Saber o básico da língua portuguesa vai permitir entender pequenas nuances que podem fazer toda a diferença e tornar mais rica a vida no país.

 

 

 

 

Integre-se rapidamente

Seja por razões práticas, intelectuais ou até sentimentais, muitos expatriados sentem o apelo para estudar português, mas nem sempre a oferta que encontram é a mais adequada às suas disponibilidades e necessidades.

 

Aulas de português para executivos e diplomatas

Lidamos diariamente com multinacionais e embaixadas e desenvolvemos uma abordagem prática e flexível no ensino do português para estrangeiros residentes em Portugal.

Preparamos à medida aulas para executivos e diplomatas deslocados em Portugal. Temos professores em Lisboa, no Porto e em Coimbra que as desenham em exclusivo e em função das necessidades apresentadas. São aulas para um máximo de 4-5 pessoas que apostam em aprender só o que precisam.

Objectivos

Como objetivos gerais a aquisição, desenvolvimento e consolidação de conhecimentos e competências na língua portuguesa, contemplando a capacidade de compreensão e expressão oral, assim como a capacidade de compreensão e expressão escrita.

Metodologia

Privilegia-se nestas aulas uma abordagem comunicativa, orientada para a ação, aliada à necessária aprendizagem da estrutura da língua e aquisição de vocabulário, tendo em conta a gradual evolução dos conteúdos dessa aprendizagem, com a correspondência aos níveis de língua pretendidos.

Os programas são elaborados de acordo com o nível de língua em que os aprendentes se situam, áreas temáticas e estruturas gramaticais tendo sempre em conta os domínios (esferas de ação ou áreas de interesse) em que os aprendentes necessitam de atuar/deverão estar preparados para atuar.

Os nossos programas procuram contemplar aspetos relacionados com a cultura e história de Portugal, contos e lendas tradicionais, tradições culinárias portuguesas, tradição musical portuguesa e/ou outros que possam ser considerados de interesse para os aprendentes em questão.

Com vista a manter um caracter prático utilizamos material de apoio selecionado de várias fontes, como manuais, jornais, revistas, material áudio, programas de televisão e internet.

Outras necessidades

Também preparamos quem pretenda realizar a prova de língua portuguesa para aquisição de nacionalidade e/ou exame de português como língua estrangeira.

Local de funcionamento

O local de funcionamento das aulas poderá ser, tanto no local de trabalho dos interessados como em outro local a definir. Atualmente, o serviço pode ser prestado em Lisboa, Porto e Coimbra.

Queremos facilitar a aprendizagem da língua portuguesa e, por isso, vamos até onde for preciso implementar a nossa metodologia.

Níveis de ensino

De acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, definem-se os seguintes níveis e é a partir deles que se definem os programas individualizados e os mecanismos de avaliação do sucesso.

Utilizador Elementar – Nível A1 e A2
Utilizador Independente – Nível B1 e B2
Utilizador Proficiente – Nível C1 e C2

Nível elementar

Nível A1 (Iniciação) – o aprendente é capaz de compreender e usar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades podendo comunicar de modo simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente.

Nível A2 (Elementar) – o aprendente é capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata. É capaz de comunicar em rotinas que exigem apenas uma troca de informação direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais.

Nível Independente

Nível B1 (Limiar) – o aprendente é capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados no trabalho e nos momentos de lazer, etc.). É capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal.

Nível B2 (Vantagem) – o aprendente é capaz de compreender as ideias principais em textos complexos sobre assuntos concretos e abstratos, incluindo discussões técnicas na sua área de especialidade. É capaz de comunicar com um certo grau de espontaneidade e de à-vontade com falantes nativos sem que haja tensão de parte a parte.

 

Nível proficiente

Nível C1 (Autonomia) – o aprendente é capaz de compreender um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos. É capaz de usar a língua de modo flexível e fluente para fins sociais, académicos e profissionais.

Nível C2 (Mestria) – o aprendente é capaz de compreender, sem esforço, tudo o que ouve ou lê. É capaz de resumir as informações recolhidas em diversas fontes, orais e escritas, reconstruindo elementos de um modo coerente. É capaz de se exprimir espontaneamente, de modo fluente e com exatidão, sendo capaz de distinguir finas variações de significado em situações complexas.

Estrutura dos programas de formação

– Pacotes de 30, 40, 60 ou 80 horas
– Pacotes de mais de 80 horas (considera-se genericamente que uma hora de aula tem a duração de 50 minutos).

A duração de cada sessão será de 50 ou de 90 minutos, sugerindo-se 2 sessões por semana.

Para um principiante recomenda-se três sessões por semana. No entanto, este aspeto ficará sempre ao critério dos interessados, assim como o horário das sessões de trabalho.

Corpo letivo

De acordo com os padrões de qualidade da ONOMA, os professores são selecionados de acordo com as suas qualificações e experiência, assegurando-se, à partida, os desejáveis bons resultados da aprendizagem.

ONOMA - Aulas à medida para executivos e diplomatas