O ano novo chinês é o feriado mais significativo para este povo gigante, misterioso e diverso. Está associado a festa e alegria, as celebrações podem prolongar-se por 15 dias e constituem uma ocasião para uma pausa no trabalho e para estar em família. Ao contrário do que sucede na cultura ocidental, o calendário chinês tem a lua e o sol como referências e cada ano é dedicado a um dos doze animais que compõem o seu horóscopo.
O animal do horóscopo associado a este novo ano é o porco. Signo de bom humor, boas energias, dedicado e muito ligado à família. Representa a inteligência, a lealdade e a honestidade. O porco remete também para anos anteriores como: 1935, 1947, 1959, 1971, 1983, 1995 e 2007.
Trata-se de um evento que constitui a maior celebração no país imenso que é a China. Tem o vermelho – símbolo de transformação e de vida – como cor dominante e beneficia atualmente de uma divulgação a nível global. As comunidades chinesas existentes nas grandes metrópoles – celebrizadas como chinatowns – celebram efusivamente esta ocasião, envolvendo os seus membros e a população em geral. Londres é um exemplo típico, reunindo milhares de pessoas para assistirem aos desfiles típicos do evento.
O ano novo está associado às colheitas e à chegada de uma nova estação, daí ser também designado como o dia de festa da primavera. Uma celebração, que ganhou visibilidade planetária graças à globalização e que se destaca pela sua riqueza cultural.
Deste modo, aproveitamos para sublinhar a importância de um idioma como o Mandarim, que se tem tornado cada vez mais relevante e a língua com o maior número de falantes no mundo.