O PALÁCIO FRONTEIRA
D. João Mascarenhas, 2º Conde da Torre (26-7-1638) e 1º Marquês de Fronteira (7-1-1670) construiu durante o século XVI, na sua quinta dos Loureiros, aquele que viria a ser o mais espetacular dos Palácios feitos em redor de Lisboa. General da Restauração e um dos principais apoiantes de D. Pedro II, era D. João senhor de grande erudição. O Palácio foi “O Primeiro Monumento da Restauração” e é o reflexo da vida e personalidade do seu Fundador, o que o torna um caso impar no panorama artístico português. O modelo do palácio foi importado da Itália. O Palácio é de planta quadrangular e há uma ligação a uma capela pré-existente através de um terraço. A fachada principal, que dá para o pátio e a fachada nascente, que dá para o grande jardim formal, são constituídas por duas lógias sobrepostas de tripla arcaria e estão ladeadas por dois corpos nas extremidades. Passado o átrio, deparamos no interior com um arco de volta perfeita dentro do qual está uma grande fonte que tem ao centro um mascarão. Tal como no interior, também nos jardins esta simbiose entre a inspiração italiana e azulejaria portuguesa funciona plenamente com muitas fontes, estátuas e um tanque rectangular no qual a parede de fundo é totalmente revestida por painéis de azulejos que retratam membros da Família. O Palácio foi alvo de enorme intervenção e foi adicionada uma nova ala de três andares perpendicular ao edifício antigo. O Palácio Fronteira é ainda propriedade da família.
THE FRONTEIRA PALACE
D. João Mascarenhas, 2nd Count of Torre (26-7-1638) and 1st Marquis of Fronteira (7-1-1670), erected during the 16th century at his estate of Loureiros, what would be the most spectacular Palace in the outskirts of Lisbon. A General of the Restoration and one of the major supporters of King Pedro II, D. João was a very cultured man. The Palace was the “First Restoration Monument”, being the reflection of the life and personality of the founder, making it a unique case in the Portuguese artistic setting. The adopted model of the palace was imported from Italy. The palace has a quadrangular layout and a connection to the pre-existing chapel through a terrace, the Gallery of Art, whose walls are fully covered with tiles along with Italian mythological statues in marble. The main façade overlooking the courtyard and the East façade overlooking the formal garden comprise two overlapping loggias with a triple archway sided by two bodies at the end. After the courtyard, inside, a round arch houses a large fountain with a large mask. Similarly to the inside, the gardens also show the perfect symbiosis between Italian inspiration and Portuguese tiles with many fountains, statues, and a large rectangular pool with the back covered with tile panels depicting members of the family. The palace was subject to a large intervention and a new three-floor wing perpendicular to the building was added. The Fronteira Palace is still owned by the family.
CASAS E PALÁCIOS ARMORIADOS DE LISBOA
Coordenação José António de Mello
Textos Pedro Mascarenhas Cassiano Neves
Editor SCRIBE, Produções Culturais, Lda
HOUSES AND PALACES IN LISBON, COATS OF ARMS
Translation from Portuguese into English Onoma, Gabinete de Traduções, Lda